quinta-feira, 26 de novembro de 2009





emanuely diz com suas palavras:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009



CÂMARA RECEBE VISITA DE ALUNOS DA 3.ª SÉRIE DA ESCOLA TIA CLARICE

ASCOM – Chefia de Gabinete
Câmara Municipal e Vereadores de Tapiramutá

Estiveram na Sede do Poder Legislativo Municipal de Tapiramutá os alunos do 4.º ano do Ensino Fundamental (3.ª Série), da Escola Municipal Tia Clarice. Os alunos vieram acompanhados dos professores Fábio Souza e Aleanes Brito.

Essa é a segunda vez que alunos da Escola vêm visitar as dependências da Câmara para conhecerem as instalações físicas, além do seu funcionamento interno. Na primeira visita, realizada em 27/10, os alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental (2.ª série), vieram acompanhados da professora Damaris Rios.

“Trouxemos os alunos porque pretendemos apresentar e mostrar pra eles o papel do vereador no Município. Muitas pessoas acham que o vereador deve ser assistencialista. Mas, esse não é o seu papel. O seu papel é propor, discutir e aprovar projetos de lei, além de fiscalizar”, explicou Fábio.
O Chefe de Gabinete, Nórdio Belém, explicou aos alunos todos os procedimentos do processo legislativo, inclusive a função de cada membro da Mesa Diretora.
“O vereador é o responsável pela aprovação ou reprovação de todas as leis municipais, além do seu dever ser o de fiscalizar a área pública”, disse ela aos alunos.
Para muitos alunos, essa foi a primeira vez que visitaram a Câmara. Gleiciane Santos, 10 anos de idade, disse que “a visita foi muito boa, porque aprendemos como trabalham os vereadores na Câmara”. Emmanuelle Mendes, 9 anos, outra aluna, disse ter sido a primeira vez que tinha visitado o Poder Legislativo Municipal. “Essa foi a primeira vez que visitei a Câmara. Gostei muito, porque descobri várias coisas novas que não sabia”, completou ela. “Achava que a Câmara era só para conversar sobre as pessoas”, comentou o aluno Daniel Santos. Daniel chegou até a fazer um comentário a respeito do que supostamente acontece em dias de Sessão Ordinária. “Nós sentamos até nas cadeiras em que os vereadores sentam nos dias de Sessão. Escrevemos muitas das coisas que o Chefe de Gabinete falou”, afirmou ele.
De fato, essa é uma das propostas do Poder Legislativo, através da Administração Representação Popular Transparente. Segundo o Vereador Washington Santos Queiroz, Presidente da Câmara, “pretendemos levar até aos alunos, em suas escolas, uma palestra mostrando o papel do vereador na sociedade, a fim de que eles possam aprender e passar para os seus pais e parentes a atuação do vereador”.
Ao final da visita, os alunos tiram uma foto na frente do Prédio Sede do Legislativo com os seus professores e o Chefe de Gabinete. Os professores Fábio e Aleanes, agradeceram pela apresentação aos alunos sobre o papel do vereador.



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NÓRDIO José P. S. BELÉM
Chefe de Gabinete
Câmara Municipal de Vereadores de Tapiramutá-BA
Av. das Estrelas, 261 - Sol Nascente
44.840-000 - Tapiramutá-BA

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Só a prendemos pesquisando


Em qualquer ser que possua um nível de inteligência, a aprendizagem pode ocorrer por diversas formas: por observação e compreensão, construção do conhecimento, condicionalmente e repetição e tentativa e erros. Se unirmos algumas destas formas em uma só atuação sem duvida que conseguimos um resultado mais concreto e objetivo. Por isso a pesquisa no ajuda uma nova descoberta seja ela em livro ou em outros meio.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009


A razão e a capacidade do homem em resolver problemas na qual ele utiliza-se de meios por eles criado para facilitar a resolução dos mesmos ...
ou seja inventa algo para ajudar a resolver outras coisas ...
este algo e tecnologia que mexe tanto com nossas vida da qual o homem fica de mãos atada sem essa nova invenção do seu próprio conhecimento.

sábado, 24 de outubro de 2009


Na manhã do dia 29. 09.09 os alunos 2º ano da Escola Tia Clarisse tiveram uma aula de matemática inusitada. Com os professores cursista Fabio Souza,Elinea Muniz, e Mozaniel Muniz. Eles participaram de um bingo diferente.

Os professores levaram os alunos para o quadro e eles resolveram questões matemáticas selecionadas de acordo com o conteúdo que estão aprendendo no período regular adição e subtração para os alunos do 2° ano.

Os resultados das operações eram marcados nas cartelas. Quando uma cartela era preenchida, o aluno recebia prêmio daquela rodada. “A manhã foi muito proveitosa e todos se divertiram muito, respondendo aos desafios e aprendendo matemática de uma forma diferente.

O ensino da matemática não pode ser feito a partir de memorizações. O mais importante, é aprender a fazer as operações, que são essenciais para o cotidiano e para a trajetória escolar.

As atividades com jogos possibilitam situações favoráveis, que despertam o interesse dos alunos não somente pelos materiais presentes nos jogos, mas, primordialmente, pelos desafios e regras.

Os jogos com dados, dominós, baralhos, trilhas, entre outros familiarizam as crianças com números e operações matemáticas. E bom lembrar que, Geise Cristina Ricardi, em artigo publicado na Revista Educativa diz:

“Atualmente há uma grande preocupação com que o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática não se efetive de maneira mecânica, nem repetitiva, mas, ao contrário, que possibilite as crianças sentir entusiasmo em aprender”.
E isso e verdade, por isso nós professores temos que mostra que a cada dia temos que evoluir mesmo não tendo o valor devido pela nossa profissão. Não esquecendo que são o professores que forma as devida classe existente no mundo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009


O saber passou a ser compartilhado, e o aluno é o grande questionador, passando o professor a um plano mais discreto, mas não menos importante.

O papel do professor é cada vez de maior responsabilidade, exactamente porque tem que orientar e moderar permanentemente as descobertas dos alunos, e estimular o seu espírito crítico e criativo.

O professor tem desta forma a seu cargo, mais do que a transmissão da informação, o moderar da aquisição de experiência por parte dos alunos.