sábado, 24 de outubro de 2009


Na manhã do dia 29. 09.09 os alunos 2º ano da Escola Tia Clarisse tiveram uma aula de matemática inusitada. Com os professores cursista Fabio Souza,Elinea Muniz, e Mozaniel Muniz. Eles participaram de um bingo diferente.

Os professores levaram os alunos para o quadro e eles resolveram questões matemáticas selecionadas de acordo com o conteúdo que estão aprendendo no período regular adição e subtração para os alunos do 2° ano.

Os resultados das operações eram marcados nas cartelas. Quando uma cartela era preenchida, o aluno recebia prêmio daquela rodada. “A manhã foi muito proveitosa e todos se divertiram muito, respondendo aos desafios e aprendendo matemática de uma forma diferente.

O ensino da matemática não pode ser feito a partir de memorizações. O mais importante, é aprender a fazer as operações, que são essenciais para o cotidiano e para a trajetória escolar.

As atividades com jogos possibilitam situações favoráveis, que despertam o interesse dos alunos não somente pelos materiais presentes nos jogos, mas, primordialmente, pelos desafios e regras.

Os jogos com dados, dominós, baralhos, trilhas, entre outros familiarizam as crianças com números e operações matemáticas. E bom lembrar que, Geise Cristina Ricardi, em artigo publicado na Revista Educativa diz:

“Atualmente há uma grande preocupação com que o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática não se efetive de maneira mecânica, nem repetitiva, mas, ao contrário, que possibilite as crianças sentir entusiasmo em aprender”.
E isso e verdade, por isso nós professores temos que mostra que a cada dia temos que evoluir mesmo não tendo o valor devido pela nossa profissão. Não esquecendo que são o professores que forma as devida classe existente no mundo.

3 comentários:

Taise Machado disse...

Oi Fábio,
inovar e incentivar o aluno nas aulas de matemática é importantissimo, talvez por não ter tido esse incentivo inúmeras vezes usei a seguinte frase:"detesto matemática", e acabei levando isso para dentro da sala de aula. "Detestava" ensinar matemática. Ainda não gosto muito da disciplina porém venho estudando principalmente acompanho as aulas de vocês, e digo que estão dando um show de criatividade, estou até aprendendo a gostar da matemática com vcs!!!!!!!!!!

iza disse...

Concordo com você Fábio,quando você diz que a matemática não deve ser um processo de memorização,muito pelo contrário o aluno deve ser estimulado a desenvolver o raciocínio lógico,através de recursos voltados para a sua realidade.

Anônimo disse...

Olá Fábio! Fiquei contente em ver meu artigo sendo utilizado como referencia em seu trabalho. Obrigada! E parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Abraço, Profa. Geise Cristina L. Ricardi